• Quindim Tradicional 5 xícaras (chá) de açúcar refinado 6 xícaras (chá) de coco fresco ralado 1/3 de xícara (chá) de manteiga derretida 36 gemas de ovos ou 640g de gemas pasteurizadas 1 colher (chá) de essência de baunilha Glucose de milho para untar ou Manteiga para untar e açúcar Sugestão de decoração Fio de ovos Coco fresco Quindim de chocolate 5 xícaras (chá) de açúcar refinado 6 xícaras (chá) de coco fresco ralado 1/3 de xícara (chá) de manteiga derretida 36 gemas ou 640g de gemas pasteurizadas 1/2 xícara (chá) de cacau em pó Glucose de milho para untar ou Manteiga para untar e açúcar Sugestão de decoração Gotas de chocolate Coco fresco Granulado

Quindim tradicional e quindim de chocolate

 

Quindim tradicional: em uma vasilha grande, coloque o açúcar, o coco ralado fresco, a manteiga derretida e misture. Acrescente as gemas peneiradas e com uma espátula misture bem. Acrescente a essência de baunilha. Leve essa massa às forminhas já untadas com glucose ou com manteiga e açúcar. Deixe descansar em geladeira por, no mínimo, 3 horas, e no máximo 12 horas. Após o descanso, asse em forno previamente aquecido em 180ºC, por cerca de 45 minutos, em banho-maria.

Quindim de chocolate: em uma vasilha grande, coloque o açúcar, o coco ralado fresco, a manteiga derretida e misture. Acrescente as gemas peneiradas e com uma espátula misture bem. Acrescente o cacau em pó. Leve essa massa às forminhas já untadas com glucose ou com manteiga e açúcar. Deixe descansar em geladeira por, no mínimo, 3 horas, e no máximo 12 horas. Após o descanso, asse em forno previamente aquecido em 180ºC, por cerca de 45 minutos, em banho-maria.

Preparo das forminhas: a glucose de milho tem a função de dar brilho ao quindim, além de ajudar a conservá-lo. Coloque uma quantidade bem pequena de glucose no fundo da forminha e depois coloque o quindim.
Dica: Para tirar a glucose da embalagem, leve ao microondas, sem a tampa, por 2 minutos. Depois, coloque-a numa panela, dissolvida em 180ml de água filtrada. Aqueça um pouco até que ela esteja bem dissolvida. Após isso, espere a glucose esfriar e ela estará pronta para o uso.

Para desenformar o quindim: prepare uma assadeira com água quente e coloque as forminhas por cerca de 10 segundos, para que a glucose amoleça. Coloque os quindins em forminhas de papel. Decore.