• 1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços
  • água suficiente para cozinhar a mandioca
  • 2 xícaras (chá) de polvilho azedo
  • 1 ovo inteiro
  • 3 colheres (sopa) de cachaça
  • 1 colher (sopa) de sal

Pastel de Mandioca

Pastel de Mandioca

Pastel de Mandioca

 

modo de preparo

 

Numa panela em fogo médio com água (quantidade suficiente) cozinhe 1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços até a mandioca ficar totalmente macia. (DICA: ou cozinhe na panela de pressão).

OBS: o tempo de cozimento varia de acordo com a qualidade da mandioca

Depois de cozida, escorra a mandioca sobre uma peneira e deixe esfriar (OBS: se necessário seque a mandioca com um guardanapo de pano). Retire os fiapos da mandioca e coloque-a sobre uma superfície lisa. Com o auxílio de um amassador de batatas ou garfo amasse a mandioca. (OBS: o importante é a mandioca ficar bem seca para absorver menos polvilho).

Transfira a massa de mandioca para um recipiente e junte 2 xícaras (chá) de polvilho azedo, 1 ovo inteiro, 3 colheres (sopa) de cachaça e 1 colher (sopa) de sal. Com as mãos amasse bem até que todos os ingredientes estejam incorporados e a massa não grude nas mãos.

OBS: não se preocupe se a massa não ficar totalmente lisa.

Numa superfície lisa e com o auxílio de um rolo, abra a massa de mandioca. Corte em círculos de +/-12 cm de diâmetro ou tamanho desejado.

Coloque o recheio de sua preferência e feche os pastéis pressionando apenas as bordas com os dedos.

Frite em óleo quente até dourar. Retire os pastéis com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente. Sirva imediatamente.