Molho Para Massa da Ana com Bacon Picante

Molho Para Massa da Ana com Bacon Picante

Molho Para Massa da Ana com Bacon Picante
Molho Para Massa da Ana com Bacon Picante

 

modo de preparo

1 – Numa frigideira doure no fogo médio 500 g de bacon picado e leve ao até dourar (5 minutos). Junte 500 g de linguiça fresca picante, sem a pele e frite por 2 minutos. Acrescente 1 colher (sopa) de alho picado e doure mais 1 minuto. Incorpore 2 cebolas cortadas em meia lua, 2 colheres (sopa) de páprica picante, sal, manjericão picadinho a gosto e misture bem. Vá pingando água, enquanto mexe os ingredientes para dar mais sabor ao molho e soltar o sabor. Faça isso por uns 2 minutos. Retire a frigideira do fogo e sirva o molho com a massa de sua preferência.

DICAS:

  • para cozinhar 100 g de massa, o ideal é utilizar 1 litro de água
  • o sal deve ser adicionado na água somente depois que a água estiver fervendo para não atrapalhar a fervura. Para cada litro de água, use 10 g de sal (½ colher de sopa).
  • se você colocar azeite na água vai formar uma película e não vai deixar o molho grudar na massa.
  • O azeite na água é lenda e não fará a massa ficar mais soltinha. O que a deixa a massa soltinha é usar a quantidade correta de água para o cozimento da massa e manter a fervura da água enquanto a massa cozinha. (para cozinhar 100 g de massa, o ideal é utilizar 1 litro de água)
  • a qualidade da massa influencia bastante no resultado final da preparação. A massa de grano duro, feita à base de sêmola, é a de melhor qualidade.
  • para cada pessoa, calcule de 80 g a 100 g de massa crua. Na hora do cozimento a massa quase triplica de tamanho e essa quantidade passará a ser 200 a 250 g.
  • o tempo de cozimento da massa vem, normalmente, indicado na embalagem e varia de 8 a 11 minutos (de acordo com o tipo e formato da massa).
  • depois de escorrer, não refresque a massa em água fria, faça-o somente no caso de estar preparando massas para o preparo de saladas.
  • calcule 3/4 do peso da massa = peso do molho, ou seja, para cada kg de massa utilize 750 g de molho. Lembre-se que isto é uma média e que massas de tamanho menor absorvem mais molho que massas maiores
  • Como regra básica, os molhos mais cremosos e viscosos são adequados para os macarrões de formato mais grossos e curtos como penne e parafuso. Os molhos mais líquidos ficam melhores com macarrões de formato mais finos e compridos como o espaguete.

 

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

- Shopping List
x