• Ingredientes: Massa: .4 ovos .4 colheres (sopa) de açúcar .4 colheres (sopa) de farinha de trigo .1 colher (café) de fermento químico em pó Recheio: .1 abacaxi pequeno descascado .1 cálice de rum .250 g de chantilly Cobertura: .2 gemas .3/4 de xícara (chá) de açúcar .1 colher (chá) de amido de milho .2 xícaras (chá) de leite .gotas de baunilha a gosto
Enformado de abacaxi

Enformado de abacaxi

 

 

Modo de preparo:

Massa:
Aqueça o forno a 200º C. Bata as claras em neve. Acrescente as gemas e bata mais. Junte o açúcar e continue batendo. Retire da batedeira e ponha a farinha peneirada com o fermento e mexa delicadamente. Despeje em uma forma untada e enfarinhada e asse.

Recheio:
Divida o abacaxi pela metade. Corte uma das partes em fatias e reserve. Pique a outra metade em cubinhos. Transfira-os para uma tigela e regue com o rum. Escorra e misture-os com o chantilly. Reserve na geladeira.

Cobertura:
Bata bem as gemas com o açúcar, acrescente o amido dissolvido no leite e mexa bem. Cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer, até formar um creme liso. Retire do fogo e ponha a baunilha.

Montagem:
Forre um refratário redondo com papel-manteiga umedecido. Fatie o bolo em pequenos retângulos e disponha-os no fundo e nas laterais do refratário. Espalhe o chantilly no meio e cubra com filme plástico. Leve ao freezer por duas horas. Desenforme e espalhe a cobertura. Sirva decorado com as fatias de abacaxi.